CensuraCláudia PiovezanDebate NacionalDireitoJornalismoNotíciasPolítica

Moro, Mendes, Toffoli e Moraes em Lisboa

O que os ministros do STF têm a ensinar sobre democracia aos europeus?

Acontece neste começo de semana, em Lisboa, o VII Fórum Jurídico de Lisboa – Segurança e Justiça. O evento tem entre os 3 coordenadores científicos o bastante conhecido ministro do STF, Gilmar Mendes, que está levando um grupão de brasileiros como convidados.

O Fórum terá duração de três dias e terá diversos painéis, com vários convidados e palestrantes. Do Brasil destaco alguns nomes mais conhecidos, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do STF, Rodrigo Maia, Presidente da Câmara Federal, David Alcolumbre, Presidente do Senado, João Otávio de Noronha, Presidente do STJ, Antônio Anastasia, senador do PSDB, Jaques Wagner, ex-ministro e ex-governador petista, Raul Jungmann, ex-ministro dos governos petistas e de Michel Temer, vários ministros de tribunais superiores, desembargadores, enfim, diversos representantes do estamento burocrático que determina os rumos do país há décadas e que não quer largar do poder. Além disso, há vários professores das mais conhecidas universidades esquerdistas brasileiras, dentre elas USP, Unicamp, UNB, Universidades Federais, PUC-SP, e FGV.

Sabe quem mais estará lá? O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Pode-se afirmar que é natural a sua presença no evento, tendo em vista que se trata de um Fórum de segurança e justiça e que ele participará de um painel sobre combate à criminalidade organizada e à corrupção e o estado democrático de direito, mas, curiosamente, nenhum integrante da Operação Lava-Jato, do Ministério Público Federal, estará presente.

Não é surpresa, todavia, que não haja nenhum político ou estudioso notoriamente conservador ou liberal.

Os temas que serão debatidos preocupam, pois todos eles fazem parte do amplo espectro da pauta socialista-globalista que tão bem conhecemos. Um dos painéis tratará dos custos públicos e privados da segurança no Brasil e um dos convidados, um tal de Sacha Darke, criminologista inglês, tem trabalhos conhecidos atacando o sistema carcerário e defendendo penas alternativas. Além dele estará o senador tucano, Antônio Anastasia, investigado por crime de corrupção, juntamente com Aécio Neves, e que teve o processo remetido para a Justiça Eleitoral por decisão de Gilmar Mendes, em 2018; um banqueiro e um administrador de empresa da Fundação FGV, ou seja, não haverá nenhum representante de vítimas ou da justiça para participar desse importante debate.

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2475452
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=389802

Haverá painéis sobre fake news, hate speech, redes sociais, ativismo na justiça constitucional, execução penal e crise penitenciária, e, vejam só, um painel sobre democracia, imprensa profissional e redes sociais e por fim, regulação da informação no ciberespaço, robótica e inteligência artificial, ou seja, será uma grande oficina de engenharia social em prol da censura, do desencarceramento em massa e o pior de tudo, do absoluto controle sobre a população e uma justiça robotizada, controlada por grandes empresas de tecnologia. Só faltou o selo ONU/Nova Ordem Mundial de qualidade.

Temas

E como era esperado, a imprensa já noticia que, nesta tarde, no evento, Alexandre de Moraes defendeu a censura aos órgãos de imprensa em defesa da honra de ministro.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/voce-nao-pode-prejudicar-a-honra-de-uma-pessoa-diz-moraes-ao-justificar-censura.shtml

Por sua vez, Gilmar Mendes criticou a prisão de Lula antes do trânsito em julgado.

https://www.google.com.br/amp/s/www.revistaforum.com.br/gilmar-mendes-lula-nao-deveria-ter-sido-preso-apos-condenacao-em-2a-instancia/amp/

A minha dúvida é apenas se o limite de consciência de Sérgio Moro é muito estreito ou se o nosso conhecimento acerca do Moro é que é muito estreito.

Tags
Ver mais

Cláudia Morais Piovezan

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Direito Comparado e Ambiental pela Universidade da Flórida, Gainesville-FL; Idealizadora e organizadora do Fórum Educação, Direito e Alta Cultura; Aluna do Curso On line de Filosofia; Promotora de Justiça da Comarca de Londrina, no Estado do Paraná.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar